Novos, modernos, seguros e climatizados. Os Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) começaram a entrar em operação nesta terça-feira (2) na região metropolitana de Natal. No rosto dos usuários, a satisfação em ver o inesperado acontecer. A dona de casa Maria das Graças, 46, foi uma das primeiras a entrar no VLT que iniciou sua viagem com destino à Ceará-Mirim às 9h44 de hoje. Para ela, a modernidade chegou.
"Nunca imaginei que iria fazer parte disso. Cheguei hoje nesta estação achando que iria pegar o Trem Urbano e quando vi essa máquina parada achei que estava em outra cidade", disse, se referindo ao VLT. "Utilizar um transporte público mais seguro e com ar condicionado é coisa de primeiro mundo. Sempre que eu puder, irei optar por esse transporte", comentou.
» Curta a página da BOM SINAL no FacebookO que mais chamou atenção dos usuários desse sistema de transporte é o conforto que os Veículos Leves sobre Trilho proporcionam. Mas o melhor de tudo é o preço: R$ 0,50 centavos por trajeto. "Fomos presenteados com a modernidade sem pagar nenhum centavo a mais. Espero que a população saiba aproveitar e preservar. Estou muito satisfeito", comentou o eletricista Robinson Aurélio, 50.
Com a operação de hoje, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU Natal) deu início à chamada "operação branca" com os novos equipamentos. A ideia da Companhia é inserir os Veículos Leves sobre Trilhos gradualmente no horário comercial, devendo utilizar inicialmente os horários intermediários e com menor fluxo de passageiros.
De acordo com o superintendente da CBTU, João Maria Cavalcanti, as primeiras operações do VLT ocorrerão tanto na linha Norte (Natal/Ceará-Mirim), quanto na linha Sul (Natal/Parnamirim). Em até 15 dias a operação oficial na grande horária deverá ser iniciada, com a chegada de mais um veículo.