Bom Sinal

CBTU testa novo transporte público com veículos leves para o Litoral Sul

Ter, 12 de Novembro de 2013 17:41

Ele deverá substituir os trens antigos, que fazem o trajeto entre Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, e o Cabo de Santo Agostinho; a previsão é que comece a operar em março de 2012

A chegada das indústrias ao Porto de Suape mexeu com a vida de moradores de oito municípios do Litoral Sul do Estado. O trânsito foi um dos aspectos mais impactados com o aumento de caminhões e ônibus circulando nas principais vias de acesso à região.

» Curta a página da BOM SINAL no Facebook

Mas uma solução para o transporte público do local está a caminho: a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) começou a testar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Ele deverá substituir os trens antigos, que fazem o trajeto entre Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, e o Cabo de Santo Agostinho.

Fabricados no Ceará, os novos trens são mais rápidos - podem chegar a 80Km/hora e mais confortáveis para os passageiros. O VLT é equipado com ar-condicionado, tem espaço para cadeirantes e assentos especiais para pessoas obesas. Cada trem possui três vagões e capacidade para transportar até 600 passageiros.

Veículos como este estão em operação no Sertão do Ceará desde 2009. O percurso de 13,5 quilômetros entre Juazeiro do Norte e Crato é feito em meia hora. São 40 viagens por dia.

Em Pernambuco, a CBTU espera contar com sete trens. As viagens de testes estão servindo para que os técnicos chequem todo o funcionamento do veículo.

Os sete trens vão custar R$ 70 milhões, e o valor total do projeto será de R$ 100 milhões. Nesse orçamento está incluída também a recuperação de toda a malha ferroviária. O dinheiro vem do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.

De acordo com o gerente de Comunicação e Marketing da CBTU, Justiniano Carvalho, os novos veículos devem começar a operar em março. Existe também um plano para estender o trem até Suape, que está sendo discutido com o Governo do Estado, disse.

Quando estiver em funcionamento, o VLT vai diminuir o tempo entre uma viagem e outra dos atuais 40 para 11 minutos. A previsão é começar a operar com quatro trens.

Artigos relacionados

Dias das Crianças com a Bom Sinal

O dia 11/10 véspera do dia das crianças foi um dia muito especial para a família dos nossos colaboradores, principalmente par...

Veja como o VLT livrou 20 cidades francesas do colapso no trânsit...

Trem e metro não são as únicas opções de transporte público de massa sobre trilhos. ...

Dilma vê Ceará como motor do desenvolvimento do NE

A presidenta Dilma Rousseff é toda elogios ao dinamismo e à força do povo cearense. ...
 

© 2013 Bom Sinal - Todos os direitos reservados

© Imagine Comunicação Digital