Bom Sinal

Comitiva visitará fábrica de VLT no Ceará

Ter, 12 de Novembro de 2013 17:27

A comitiva que vistará a fábrica Bom Sinal,  responsável pela construção dos Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), no Cariri, Ceará, sairá de Macaé na próxima quinta-feira (30), na parte da manhã. 

 O objetivo principal é ver de perto como está o andamento da construção dos módulos que deverão chegar no município no mês de maio de 2012. Quanto a construção das estações, o processo licitatório terá início no segundo semestre deste ano.

» Curta a página da BOM SINAL no Facebook

 De acordo com informações da assessoria de comunicação da Mobilidade Urbana, farão parte da comitiva integrantes da secretaria, do gabinete do prefeito, da Associação dos Aposentados Pensionistas e Ferroviários de Macaé, do Legislativo, três representantes da Secretaria Estadual de Transportes e veículos de comunicação.

 Segundo informações da assessoria, a visita será de dois dias e a finalidade principal é verificar as fases da construção do Veículos Leves sobre Trilhos e ainda conhecer de perto como funciona os módulos no metrô na cidade de Cariri, no Ceará.  

 A assessoria informou também que a expectativa do secretário de Mobilidade Urbana, Jorge Siqueira (Jorjão) é a melhor possível. Ele entende, segundo a assessoria, que a visita é uma forma de aproximar a sociedade do processo de construção do VLT.

 Segundo ainda a assessoria, os representantes da Secretaria Estadual de Transportes farão uma medição e tratarão na oportunidade de todos os aspectos técnicos da construção dos módulos VLT.

 Na semana passada, técnicos da Secretaria Estadual de Transportes estiveram reunidos, no Paço Municipal, Prefeitura Municipal de Macaé, com o secretário de Mobilidade Urbana, Jorge Siqueira (Jorjão) e integrantes da Associação dos Aposentados Ferroviários de Macaé para mostrar como será o funcionamento do Veículo Leve sobre os Trilhos (VLT), previsto para entrar em operação no primeiro semestre do ano de 2012.

 De acordo com informações do diretor adjunto da Secretaria Estadual de Transporte, Marcelo Nery, os técnicos estarão ajudando na implantação das linhas ferroviárias, no entanto, com relação a manutenção, o município ficará responsável por ela.

Ficaremos responsáveis também pelo treinamento dos profissionais que conduzirão o VLT. Para isso, será firmada uma parceria com o Senai, para que possamos utilizar mão de obra de Macaé, explicou.

O coordenador de Planejamento de Transportes, Eraldo Magioli, explicou que o projeto será realizado em três fases: Na primeira fase serão construídas sete estações e os passageiros poderão se locomover do Centro até Imboassica. A intenção é de que elas estejam prontas no primeiro semestre do ano que vem. 

A segunda fase compreenderá as estações do Centro até o Lagomar e a terceira e, última, da Lagoa até o bairro Botafogo, explicou.

Ele disse ainda que os módulos são modernos e terão a capacidade de abrigar 360 pessoas o que, na opinião dele, desafogará o trânsito de Macaé.

Artigos relacionados

Trens brasileiros são movidos a diesel e aproveitam trechos já ex...

Parte da paisagem de cidades e capitais europeias como Barcelona, Paris e Lisboa, os VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos) vive...

Metrô do Cariri atinge um ano de operação

No ano de 2011, terá início a integração entre o Metrô do Cariri e algumas linhas de ônibus intermunicipais. ...

VLT do CARIRI - Vencedor do GREENBEST 2011

O GreenBest é o primeiro prêmio de consumo e iniciativas sustentáveis com abrangência nacional e que elege os vencedores de d...
 

© 2013 Bom Sinal - Todos os direitos reservados

© Imagine Comunicação Digital